Comunidade de Básicos do Movimento Pólen

Este blog surgiu no Retiro Básico de 2011 no Morro das Pedras em Florianópolis - SC, nos dias 16, 17 e 18 de setembro, realizado pelo Movimento Pólen que busca apresentar um estilo de vida baseado na pessoa de Jesus Cristo. Os retirantes foram acompanhados durante o retiro por jovens e casais do Pólen e pelo seu Diretor Esperitual Pe. Pedro Adolino Martendal.

Nascido em 1971, o Movimento Pólen tem sua sede na catedral Metropolitana de Florianópolis, Paróquia Nossa Senhora do Desterro.

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Palavra de vida - mes de Setembro de 2012

Palavra de Vida


“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

É um convite? É um apelo? É um mandamento? É uma conclusão prática de quem sabe que é amado por Jesus e em Jesus é amado pelo Pai e o Divino Espírito Santo?

“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

Observemos bem, em que contexto se encontra este chamado do Coração de Jesus:
“Permanecei no meu amor.” O contexto é da parábola da videira, uma parábola que nos ajuda a nos situarmos bem no corpo místico de Cristo. “Permanecei no meu amor” equivale à afirmação anterior na mesma parábola: “ Permanecei em mim e eu permanecerei em vós” (Jo 15,4)

“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

O que nos liga a Cristo? Antes de tudo o amor do Pai por nós, manifestado em Cristo que nos ama a ponto de ter dado a sua vida por nós. O amor de Cristo por nós nos ligou vitalmente a Ele, de tal modo que sem ele não nos é possível dar frutos de santidade e de salvação. “Permanecei no meu amor” é como uma síntese de todos os convites, chamados, vocações, mandamentos que Deus tomou a iniciativa de nos fazer porque nos quer santos e salvos. É também a resposta que a Santíssima Trindade espera, pacientemente, de todos nós.

“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

Durante os 41 anos de existência do Movimento Pólen, temos voltado, frequentemente, ao capítulo 15 do evangelho escrito por São João para ouvir esta palavra: “Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).
O verbo “Permanecer”, nesta parábola, não significa ponto de chegada, mas, garantia de mais vida; promessa de muitos frutos. “Aquele que permanece em mim, como eu nele, esse dá muito fruto, pois sem mim nada podeis fazer” (Jo 15,5).

“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

O segredo, para se conseguir esta comunhão permanente com Cristo, a exemplo dos ramos com o tronco da videira, é observar os mandamentos de Deus. “Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou o meu Pai e permaneço no seu amor” (Jo 15,10).

“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

É uma linda aventura, lutar para permanecer no amor de Cristo. Jesus promete felicidade, alegria e muitos frutos de santidade e salvação. Ajudemos os mais novos recém chegados do 55º Retiro Básico a fim de que eles e nós, todos, permaneçamos no amor de Cristo! Viver bem esta Palavra de Vida, capacita-nos a dar nossa contribuição para a Jornada Mundial da Juventude em 2013.

“Permanecei no meu amor” (Jo 15,9).

Pe. Pedro Adolino Martendal Diretor Espiritual do Movimento Pólen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: